8 de julho de 2015

Cabelos sem mistério! Tudo o que você precisa saber sobre o crescimento dos fios

Ter cabelos longos e bonitos é o desejo de muitas mulheres, que não medem esforços para tentar fazer com que os fios cresçam mais depressa. No entanto, muitas das alternativas acabam apenas gastando o seu tempo e dinheiro. Descubra o que de fato funciona e o que evitar para garantir a saúde e o comprimento.
“É muito importante deixar claro que o cabelo é uma estrutura viva, ao contrário do que se acredita. A haste está morta e queratinizada, mas o que faz crescer é a divisão celular.QUALQUER PROCESSO PARA ACELERAR O CRESCIMENTO DEVE SER INTERNO, o que é feito do lado de fora não tem resultado e é apenas uma diferença cosmética e temporária”, explica o tricologista e dermatologista VALCINIR BEDIN, doutor em medicina pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Ele esclarece, ainda, que O CRESCIMENTO MÉDIO É DE 1,26 CENTÍMETROS AO MÊS, podendo aumentar para até 2,5 centímetros através de tratamentos orais.

ESTICAR OS FIOS
Você já deve ter ouvido falar que esticar os cabelos, ou deitar de cabeça para baixo, ajuda no crescimento. Mas infelizmente é um mito e não fará diferença: “Não adianta, você só perde tempo”.
TRATAMENTOS E PRODUTOS PARA CRESCIMENTO
Alguns tratamentos e xampus são vendidos com a promessa de promover um crescimento maior dos fios, mas desconfie. “ESSES PRODUTOS NÃO TÊM PODER DE PENETRAR MESMO, então eles não vão ajudar a crescer mais rápido, podem ajudar no aspecto visual dos cabelos, mas não a acelerar”, garante.
CORTE FREQUENTE
Cortar os cabelos não faz com que eles cresçam mais depressa. Foto: Massonstock/iStock


 Vai ao salão a cada três meses para aparar as pontas na esperança deles crescerem mais? “CORTAR DE TEMPOS EM TEMPOS NÃO AJUDA A CRESCER, ISSO É UM MITO. Ele tem o ciclo de crescimento normal, mas é claro que se as pontas vão se abrindo é bom cortar para dar um aspecto mais bonito. Do ponto de vista da saúde do cabelo não faz nenhuma diferença, então pode relaxar e cortar apenas quando tiver vontade”, aponta.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Esse sim é um ponto que faz toda a diferença no crescimento dos seus cabelos, portanto, ter uma alimentação equilibrada é essencial. “O corpo não vê o cabelo como uma prioridade, ele usa os nutrientes para que você fique vivo e, se sobrar, para que eles cresçam saudáveis. Então, PARA CRESCER MAIS, PRECISA TER SOBRA DE NUTRIENTES”, revela.
Alguns nutrientes específicos ajudam na produção de cabelos, e podem e devem ser consumidos abundantemente: “Você tem que ter o ferro, encontrado nas carnes vermelhas, zinco, presente nos frutos do mar, cobre, que está no chocolate amargo, vitaminas do complexo B, que estão no ovo e no leite, e os aminoácidos, produzidos pelo seu próprio corpo. SE VOCÊ É VEGETARIANA PRECISA SUPLEMENTAR O FERRO, PORQUE APENAS DOS VEGETAIS NÃO SERÁ SUFICIENTE”.
A água é outro elemento base para a hidratação e crescimento, e deve ser consumida corretamente. “É FUNDAMENTAL PARA A DIVISÃO CELULAR QUE VAI FAZER OS CABELOS CRESCEREM. O conselho é que se ingira no mínimo quatro copos por dia. Pegue uma garrafa de um litro e meio e coloque do seu lado para ir bebendo a medida do dia, assim você não esquece”, aconselha.
UMA FORCINHA DO SOL
Tomar sol ajuda na divisão celular, que faz os cabelos crescerem. Foto: Fuse
Você sabia que o sol é um dos elementos que ajudam os seus fios a crescerem mais? Um banho de sol faz diferença e deve ser um hábito. “Nós temos na pele sensores de luminosidade e quando ela recebe raios ultravioletas você recebe estimulo para a divisão celular, então você tem mais crescimento dos cabelos no verão. COM TODOS OS CUIDADOS, SE EXPONDO NOS HORÁRIOS CERTOS E COM PROTEÇÃO, TOMAR SOL DIARIAMENTE FAZ BEM E AJUDA QUEM QUER QUE ELES CRESÇAM” .
CUIDADO COM RECEITAS CASEIRAS
Receitas caseiras para os cabelos crescerem mais depressa existem aos montes pela internet, é o caso do XAMPU BOMBA, do anticoncepcional e muitos outros “pequenos milagres”. “ESSAS COISAS NÃO FUNCIONAM E AINDA PODEM ESTRAGAR A PARTE ESTÉTICA, então além de não crescer você ainda prejudica o que já tem. Xampu para cavalo já foi moda também, e não é para seres humanos. Não use”, adverte.
PAROU DE CRESCER? INVESTIGUE
Se os seus cabelos cresciam, e de repente estacionaram, é importante procurar um médico, já que isso pode ir muito além da estética: “O ideal é saber um diagnóstico, porque o cabelo é um reflexo do que está acontecendo dentro do seu corpo. OS PROBLEMAS COM OS FIOS DEVEM SER VISTOS COMO SINTOMAS E NÃO COMO O PROBLEMA EM SI. Se ele crescia antes e não está crescendo mais você terá que pesquisar e dosar as vitaminas e sais minerais no sangue para ver se nada está muito baixo”.
Algumas pessoas também tem uma estrutura genética que faz com que os cabelos não cresçam com rapidez, o que, infelizmente, não terá tratamento. “EM MUITOS CASOS VOCÊ FAZ A SUPLEMENTAÇÃO VIA ORAL E VAI RESOLVER, mas se o seu corpo não tem essa estrutura genética então nada irá mudar. Se quiser que realmente fiquem longos terá que usar dispositivos cosméticos, como os alongamentos e apliques”, diz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário